Comecei a me aventurar no mundo do Kotlin e resolvi criar uma mini referência para facilitar para quem vem do universo Java. Abaixo temos um resuminho inicial que pode facilitar a vida de quem está começando no Kotlin:
- Ponto e vírgula é opcional
- Constantes não precisam de tipo e são declaradas com a palavra val. Ex: val titulo = "Blog" é o equivalente em Java a final String titulo = "Blog";
- Variáveis também não precisam de tipo e são declaradas com a palavra var. Ex: var nome = "Vespa" é o equivalente em Java a String nome = "Vespa";
- Quando necessário identificar o tipo da variável, constante ou retorno de função é só colocar dois pontos e o tipo após a declaração. Ex: var nome: String
- Quando a variável permite nulo é só colocar o ponto de interrogação no tipo. Ex: var nome: String? = null
- O operador ternário para verificação de nulo para atribuição de valor default não é mais necessário (e não existe). Isso também é feito com o ponto de interrogação. Ex: var tamanho = nome?.length ?: 0 (Se o nome for nulo o valor para tamanho é zero, caso contrário é o tamanho). Você também pode executar uma ação como dar um return na função ou lançar uma exceção.
- Declaração de funções (de modo grosseiro: o equivalente a métodos em java). Utilize fun.
fun soma(a: Int, b: Int): Int { return a + b }ou
fun soma(a: Int, b: Int) = a + b
- O construtor primário é definido já na declaração de classe. Ex: class Pessoa(val nome: String, var idade: Int)
- Herança é feita semelhante à declaração de tipos de variáveis, mas passando o construtor que será chamado. Ex: class PessoaJuridica(nome: String) : Pessoa (nome)
- Para sobrescrever uma função, é necessário usar a palavra override.
Há outros recursos bem interessantes do Kotlin, como Data classes, expressão When, coleções, extensões e afins, que abordaremos em outros artigos. Aguarde!