Maneiras de medir o tempo em Java sem bibliotecas externas

Em Java, existem algumas formas de medir o tempo de execução de um trecho do código sem o uso de bibliotecas externas ou ferramentas de profiling. O jeito mais convencional é utilizar o System.currentTimeMillis():

		long startTime = System.currentTimeMillis();
		metodoDemorado();
		long totalTime = System.currentTimeMillis() - startTime;

Pode-se substituir o currentTimeMillis() por nanoTime(). A diferença dos dois está que o currentTimeMillis utiliza o relógio da máquina para pegar a quantidade de millisegundos desde às 00hs do dia 01 de Janeiro de 1970 UTC até o momento atual. Já o nanoTime() não é baseado em relógio e usa o timer mais preciso que exista na máquina e por isso só pode ser utilizado para medida de tempo de execução e não relacionado com o relógio da máquina.

		long startTime = System.nanoTime();
		metodoDemorado();
		long totalTime = System.nanoTime() - startTime;

Maiores informações nesse link.

Agora o mais legal que eu estou utilizando atualmente é a nova API (java.time) do Java 8, principalmente as classes Instant e Duration. O código é mais legível e tem mais funcionalidade para trabalhar com a duração (Duration) que é retornada entre um momento ou instante (Instant) e outro. Uma observação, o tempo não é tão preciso, normalmente é interessante quando precisão de segundos é suficiente.

		Instant startTime = Instant.now();
		metodoDemorado();
		Instant endTime = Instant.now();
		Duration totalTime = Duration.between(startTime, endTime);

Agora, para quem vai trabalhar com bechmarking de várias threads e não o tempo que o sistema fica aguardando o método ser executado é interessante utilizar medidas como User Time e System Time. Para isso existe o ThreadMXBean que recupera dados direto da JVM, mas esse assunto é tópico para um outro post.

Sobre: Thiago Galbiatti Vespa

Thiago Galbiatti Vespa é mestre em Ciências da Computação e Matemática Computacional pela USP e bacharel em Ciências da Computação pela UNESP. Coordenador de projetos do JavaNoroeste, membro do JCP (Java Community Process), consultor Oracle, arquiteto de software de empresas de médio e grande porte, palestrante de vários eventos e colaborador de projetos open source. Possui as certificações: Oracle Certified Master, Java EE 5 Enterprise Architect – Step 1, 2 and 3; Oracle WebCenter Portal 11g Certified Implementation Specialist; Oracle Service Oriented Architecture Infrastructure Implementation Certified Expert; Oracle Certified Professional, Java EE 5 Web Services Developer; Oracle Certified Expert, NetBeans Integrated Development Environment 6.1 Programmer; Oracle Certified Professional, Java Programmer; Oracle Certified Associate, Java SE 5/SE 6