Erro ao parar o Timidity++

Mudei minha distro e estou usando o Gentoo. Fazia tempo que não usava o gentoo, desde 2005. Resolvi instalar no meu note e apesar de demorar um pouco, consegui deixá-lo redondinho.

Recentemente, descobri um erro na instalação do Timidity++. Após instalá-lo e tocar um midi com sucesso, ao desligar o computador recebi a seguinte mensagem:

 * Stopping TiMidity++ ...
 * start-stop-daemon: no matching processes found

Resolvi investigar. O arquivo de inicialização: /etc/init.d/timidity possui o seguinte conteúdo:

#!/sbin/runscript
depend() {
        after alsasound esound
}
start() {
        ebegin "Starting TiMidity++ Virtual Midi Sequencer"
        test -n "$TIMIDITY_PCM_NAME" && export TIMIDITY_PCM_NAME
        start-stop-daemon --start --background --chdir /usr/share/timidity \
        --user timidity --group audio --make-pidfile --pidfile /var/run/timidity.pid \
        --exec /usr/bin/timidity -- -iA ${TIMIDITY_OPTS}
        eend $?
}
stop() {
        ebegin "Stopping TiMidity++"
        start-stop-daemon --stop --quiet --pidfile /var/run/timidity.pid
        eend $?
}

O que me chamou a atenção foi a linha 11. Primeiro motivo pelo usuário que não tenho (timidity) e segundo motivo pelo arquivo de PID (identificador do processo). Olhei o arquivo /var/run/timidity.pid e verifiquei que o processo com o número especificado não existia. Ou seja, o daemon do timidity não estava sendo executado. Resolvi alterar o usuário de execução (--user timidity) pelo meu: "-- user thiago". Dessa forma o problema foi resolvido. Uma outra possível solução seria criar o usuário timidity. Espero que ajude alguém.

Sobre: Thiago Galbiatti Vespa

Thiago Galbiatti Vespa é mestre em Ciências da Computação e Matemática Computacional pela USP e bacharel em Ciências da Computação pela UNESP. Coordenador de projetos do JavaNoroeste, membro do JCP (Java Community Process), consultor Oracle, arquiteto de software de empresas de médio e grande porte, palestrante de vários eventos e colaborador de projetos open source. Possui as certificações: Oracle Certified Master, Java EE 5 Enterprise Architect – Step 1, 2 and 3; Oracle WebCenter Portal 11g Certified Implementation Specialist; Oracle Service Oriented Architecture Infrastructure Implementation Certified Expert; Oracle Certified Professional, Java EE 5 Web Services Developer; Oracle Certified Expert, NetBeans Integrated Development Environment 6.1 Programmer; Oracle Certified Professional, Java Programmer; Oracle Certified Associate, Java SE 5/SE 6