Compartilhamento de pastas no VirtualBox

Para compartilhar pastas no VirtualBox entre o hospedeiro e máquina virtual o primeiro passo é instalar os Adicionais de Convidado.

No menu da máquina virtual, selecione a opção Devices, Install Guest Additions.... No Windows é só seguir o passo a passo do instalador que será executado. No Linux abra o terminal, acesse o conteúdo que foi montado (Por exemplo: cd /media/VBOXADDITIONS_XXXX) e execute o arquivo VBoxLinuxAdditions.run como root (ou utilize sudo). Em algumas distribuições é necessário instalar pacotes adicionais. Procure no Google como realizar isso para a sua distro. Para o Ubuntu, apenas "sudo apt-get install dkms" é suficiente para instalar os pacotes necessários antes de executar o VBoxLinuxAdditions.run.

No menu da máquina virtual do VirtualBox, selecione a opção Devices, Shared Folder.

Shared Folder Settings
Shared Folder Settings

Clique no Ícone "Add a Shared Folder", informe em Folder Path o caminho da máquina hospedeira que você deseja compartilhar. Informe também um nome para o compartilhamento (Folder Name), se vai ser somente leitura (Read-only), se vai montar automaticamente (Auto-mount) e se é permanente (Make Permanent). Se quiser, faça isso para mais compartilhamentos. Clique OK.


Dentro do VirtualBox, se for Windows, você irá abrir o cmd e digitar:

net use x: \\vboxsvr\compartilhado

Onde "compartilhado" é o nome do compartilhamento (Folder Name) que você colocou na etapa anterior e "x:" é o nome do drive que você quer que seja mapeado. Ou digite \\vboxsvr\compartilhado no Windows Explorer.

Se for Linux, digite o seguinte:

sudo mount -t vboxsf compartilhado pasta

Onde "compartilhado" é o nome do compartilhamento e "pasta" é o ponto de montagem (diretório) que você irá acessar o compartilhamento. Para montar corretamente na inicialização e com as permissões corretas edite o arquivo /etc/fstab e adicione a seguinte linha:

compartilhado		pasta	vboxsf	rw,uid=1000,gid=1000,auto,exec	0	0

Agora é só aproveitar o compartilhamento de arquivo entre a máquina virtual e o S.O. hospedeiro.

Sobre: Thiago Galbiatti Vespa

Thiago Galbiatti Vespa é mestre em Ciências da Computação e Matemática Computacional pela USP e bacharel em Ciências da Computação pela UNESP. Coordenador de projetos do JavaNoroeste, membro do JCP (Java Community Process), consultor Oracle, arquiteto de software de empresas de médio e grande porte, palestrante de vários eventos e colaborador de projetos open source. Possui as certificações: Oracle Certified Master, Java EE 5 Enterprise Architect – Step 1, 2 and 3; Oracle WebCenter Portal 11g Certified Implementation Specialist; Oracle Service Oriented Architecture Infrastructure Implementation Certified Expert; Oracle Certified Professional, Java EE 5 Web Services Developer; Oracle Certified Expert, NetBeans Integrated Development Environment 6.1 Programmer; Oracle Certified Professional, Java Programmer; Oracle Certified Associate, Java SE 5/SE 6