Recuperando conteúdo de uma página (servidor HTTP)

Atendendo à solicitações, estou disponibilizando um trecho de código responsável por recuperar um conteúdo de uma página em um servidor Web HTTP. Nesse exemplo, utilizei a lib do Apache HTTP Client. Para que esse código funcione corretamente, é necessário realizar o download dessa lib no site: http://hc.apache.org/downloads.cgi, descompactá-la e adicionar o conteúdo da pasta lib no classpath (Build Path ou Libraries) do seu projeto.

O código é bem simples:

		try {
			HttpClient httpclient = new DefaultHttpClient();
			HttpGet httpget = new HttpGet("http://www.thiagovespa.com.br/");
			HttpResponse response = httpclient.execute(httpget);
			HttpEntity entity = response.getEntity();
			if (entity != null) {
				String responseContent = EntityUtils.toString(entity);
				System.out.println(responseContent);
			}
		} catch (IOException e) {
			e.printStackTrace();
		}

Na linha 02 criamos um objeto HttpClient que será utilizado para realizar a requisição GET na URL desejada. Criamos um objeto HttpGet com a URL e invocamos o método execute no objeto do tipo HttpClient passando o HttpGet como parâmetro (linha 04). Esse método retorna um objeto do tipo HttpResponse com a resposta da requisição.  Para atribuir o conteúdo da resposta para uma String é só invocar o método estático toString da classe EntityUtils passando como parâmetro o entity do objeto do tipo HttpResponse (linha 07).

Sobre: Thiago Galbiatti Vespa

Thiago Galbiatti Vespa é mestre em Ciências da Computação e Matemática Computacional pela USP e bacharel em Ciências da Computação pela UNESP. Coordenador de projetos do JavaNoroeste, membro do JCP (Java Community Process), consultor Oracle, arquiteto de software de empresas de médio e grande porte, palestrante de vários eventos e colaborador de projetos open source. Possui as certificações: Oracle Certified Master, Java EE 5 Enterprise Architect – Step 1, 2 and 3; Oracle WebCenter Portal 11g Certified Implementation Specialist; Oracle Service Oriented Architecture Infrastructure Implementation Certified Expert; Oracle Certified Professional, Java EE 5 Web Services Developer; Oracle Certified Expert, NetBeans Integrated Development Environment 6.1 Programmer; Oracle Certified Professional, Java Programmer; Oracle Certified Associate, Java SE 5/SE 6