Portas em uso no Linux

O netstat é um utilitário muito bom que está presente no linux. Com ele conseguimos ver informações de conexões, tabelas de roteamento, estatísticas da rede, entre outros. Uma função importante dele é a possibilidade de ver as portas em uso por programas e resolver erros do tipo: Port already in use.

Para isso podemos utilizar o seguinte comando:

sudo netstat -tlp

Executamos o comando netstat com a opção -t (ou --tcp) que especifica que será utilizado o protocolo tcp, o -l (ou --listening) que mostra os listening sockets. O -p (ou --programs) mostra o PID e o nome do programa. Você também pode usar a opção -n que mostra os IPs numéricos (mais rápido) ao invés de tentar descobrir os hosts.

Então, por exemplo, se você quiser descobrir quem está utilizando a porta 8080 por exemplo é só digitar o seguinte comando:

sudo netstat -tlpn | grep 8080

Ele irá mostrar o nome do programa e o PID para você fazer o que bem entender :).

Sobre: Thiago Galbiatti Vespa

Thiago Galbiatti Vespa é mestre em Ciências da Computação e Matemática Computacional pela USP e bacharel em Ciências da Computação pela UNESP. Coordenador de projetos do JavaNoroeste, membro do JCP (Java Community Process), consultor Oracle, arquiteto de software de empresas de médio e grande porte, palestrante de vários eventos e colaborador de projetos open source. Possui as certificações: Oracle Certified Master, Java EE 5 Enterprise Architect – Step 1, 2 and 3; Oracle WebCenter Portal 11g Certified Implementation Specialist; Oracle Service Oriented Architecture Infrastructure Implementation Certified Expert; Oracle Certified Professional, Java EE 5 Web Services Developer; Oracle Certified Expert, NetBeans Integrated Development Environment 6.1 Programmer; Oracle Certified Professional, Java Programmer; Oracle Certified Associate, Java SE 5/SE 6