Iniciando com JBoss AS 7

O JBoss AS 7 é um servidor de aplicações que implementa parte da especificação Java Enterprise Edition 6. É um servidor rápido, leve e poderoso. A versão atual (7.0.1) já implementa completamente o Web Profile do JEE 6.

Para iniciar com JBoss, o primeiro passo é realizar o download. Acesse http://www.jboss.org/jbossas/downloads/ e efetue o download do arquivo. Você terá três opções: Web Profile Only (Java EE6 Certified), Everything (NOT Java EE6 Certified) e Quick Starts. O Quick Starts vem com exemplos de códigos a serem executados no JBoss. A primeira opção é só o Web Profile, que é mais que suficiente para várias aplicações. Já vem com Servet 3.0 JSF 2.0, EJB 3.1 (lite), JPA 2.0. A opção Everything, vem com tudo do Web Profile e mais uma parte de JMS e Webservices. Abaixo temos uma tabela obtida do site do JBoss com os recursos de cada versão:

JBossAS7-JavaEE
JBossAS7-JavaEE

Para instalar, basta descompactar o arquivo. No meu caso, vou utilizar a versão completa. Dentro do diretório, temos a seguinte estrutura:

Estrutura de Diretórios JBoss
Estrutura de Diretórios JBoss
  • bin: Scripts de inicialização e configuração
  • bundles: Localização dos pacotes OSGi
  • docs: Licenças e definições dos XML Schemas (XSD) utilizados
  • domain: Arquivos de configuração, deployments, bibliotecas externas (lib/ext) utilizadas por todo o JBoss (domain)
  • modules: Módulos utilizados pelo servidor
  • standalone: Arquivos de configuração, deployments, bibliotecas utilizadas por um server
  • welcome-content: Conteúdo padrão para a página de boas vindas (/)

No diretório standalone ficarão suas aplicações e configurações de um único server. A estrutura de diretórios dele é auto-expicativa: configuration, para as configurações, data para dados persistentes (sobrevivem após o restart), deployments para suas aplicações, lib para bibliotecas, log para logs 🙂 e tmp são os arquivos temporários.

Para subir um server já temos algumas configurações pré-definidas dentro da pasta configurations em standalone. São 3 arquivos na minha versão:

  • standalone.xml: Profile padrão com a especificação JEE 6 + JCA 1.6, RESTFul Web Services
  • standalone-ha.xml:Profile com suporte à clustering - alta disponibilidade
  • standalone-xts.xml: Profile com suporte à transação em Web Services. Mais informações nesse link

O modo standalone no JBoss é semelhante ao que se fazia nas versões anteriores. No JBoss AS 7.0, há um conceito novo: domain, que é um conjunto de servers que podem ser administrados de um único ponto.

Para iniciar o domain com o profile padrão, acesse a pasta $JBOSS_HOME/bin e execute o comando: ./domain.sh

Para iniciar como server standalone, execute o comando: ./standalone.sh

No windows, basta mudar a extensão sh para bat. Caso deseja iniciar com outro profile é só passar o parâmetro: "--domain-config=nomeDoProfile.xml" para o modo domain ou "--server-config=nomeDoProfile.xml" para o modo standalone. A saída deverá ser algo parecido com isso:

=========================================================================

 JBoss Bootstrap Environment

 JBOSS_HOME: /development/servers/jboss-as-web-7.0.1.Final

 JAVA: java

 JAVA_OPTS: -server -Xms64m -Xmx512m -XX:MaxPermSize=256m -Djava.net.preferIPv4Stack=true -Dorg.jboss.resolver.warning=true -Dsun.rmi.dgc.client.gcInterval=3600000 -Dsun.rmi.dgc.server.gcInterval=3600000 -Djboss.modules.system.pkgs=org.jboss.byteman

=========================================================================

19:25:58,953 INFO  [org.jboss.modules] (main) JBoss Modules version 1.0.1.GA
19:25:59,449 INFO  [org.jboss.as.process.Host Controller.status] (main) Starting process 'Host Controller'
[Host Controller] 19:25:59,674 INFO  [org.jboss.modules] (main) JBoss Modules version 1.0.1.GA
...

O novo JBoss AS 7 é muito rápido.. por isso o nome "Zap" para a versão 7.0.1. Na minha máquina ele startou em menos de 3 segundos no modo domain.

JBoss AS 7.0.1.Final "Zap" started in 2842ms

E menos de 2 segundos no modo standalone.

JBoss AS 7.0.1.Final "Zap" started in 1956ms

Para verificar se deu tudo certo, acesse a página de boas vindas: http://localhost:8080 no modo standalone. Você terá o seguinte:

JBoss - Welcome Page
JBoss - Welcome Page

Para acessar o console, onde você pode configurar os datasources e realizar deploy, utilize a seguinte URL: http://localhost:9990/console

Em breve mais posts com o JBoss AS 7

 

Sobre: Thiago Galbiatti Vespa

Thiago Galbiatti Vespa é mestre em Ciências da Computação e Matemática Computacional pela USP e bacharel em Ciências da Computação pela UNESP. Coordenador de projetos do JavaNoroeste, membro do JCP (Java Community Process), consultor Oracle, arquiteto de software de empresas de médio e grande porte, palestrante de vários eventos e colaborador de projetos open source. Possui as certificações: Oracle Certified Master, Java EE 5 Enterprise Architect – Step 1, 2 and 3; Oracle WebCenter Portal 11g Certified Implementation Specialist; Oracle Service Oriented Architecture Infrastructure Implementation Certified Expert; Oracle Certified Professional, Java EE 5 Web Services Developer; Oracle Certified Expert, NetBeans Integrated Development Environment 6.1 Programmer; Oracle Certified Professional, Java Programmer; Oracle Certified Associate, Java SE 5/SE 6