Alterando a versão do Java no Eclipse

qrcodeEm alguns casos precisamos desenvolver utilizando uma versão do Java, mas em produção existe em outra versão. Por exemplo, na máquina de desenvolvimento possuímos a versão 6 do Java e precisamos executar o código em um servidor com a versão 1.4. Em projetos do Eclipse, isso pode ser feito de maneira muito simples. Muitos desenvolvedores já devem saber fazer, mas como recebi um e-mail com dúvida, resolvi explicar, pois pode ser a dúvida de mais gente.

Para alterar a versão do Java, clique com o botão direito no seu projeto e escolha Properties. Acesse Build Path e escolha a aba Libraries. Selecione JRE System Library e clique em Edit. Nessa tela você pode escolher a versão do Java ou até mesmo uma JRE alternativa (recomendado). Altere para a versão desejada (vou alterar para J2SE-1.4). Clique em Finish.

 

Edit Library
Edit Library

Automaticamente, o código irá ser compilado para a versão desejada. Na janela de Properties do projeto selecione Java Compiler e verifique que o compilador estará utilizando a versão adequada do Java. Faça outras alterações se necessário.

 

Properties
Properties

Uma outra maneira mais elegante é utilizar os Facets no projeto. Se o seu projeto não tem Facets habilitado, clique com o botão direito, Properties, escolha Project Facets e clique em Convert to faceted form....

 

Properties - Facets
Properties - Facets

Escolha o Facet Java e mude para a versão desejada. Dessa forma, o Eclipse faz as devidas alterações para compilação do seu projeto.

Sobre: Thiago Galbiatti Vespa

Thiago Galbiatti Vespa é mestre em Ciências da Computação e Matemática Computacional pela USP e bacharel em Ciências da Computação pela UNESP. Coordenador de projetos do JavaNoroeste, membro do JCP (Java Community Process), consultor Oracle, arquiteto de software de empresas de médio e grande porte, palestrante de vários eventos e colaborador de projetos open source. Possui as certificações: Oracle Certified Master, Java EE 5 Enterprise Architect – Step 1, 2 and 3; Oracle WebCenter Portal 11g Certified Implementation Specialist; Oracle Service Oriented Architecture Infrastructure Implementation Certified Expert; Oracle Certified Professional, Java EE 5 Web Services Developer; Oracle Certified Expert, NetBeans Integrated Development Environment 6.1 Programmer; Oracle Certified Professional, Java Programmer; Oracle Certified Associate, Java SE 5/SE 6