MySQL Workbench

O MySQL Workbench é uma ferramenta visual para design, desenvolvimento e administração de base de dados MySQL. Essa ferramenta é originária do DBDesigner. Que por sinal já era fácil e muito boa de se utilizar.

Para instalar o MySQL Workbench é só acessar o site: http://wb.mysql.com/ selecionar Download Now, escolher a plataforma e selecionar Download. Caso peça pra fazer o login, você pode opcionalmente pular essa etapa clicando no link "No thanks, just take me to the downloads!" no final da página. Aí é só executar o arquivo e seguir as instruções dependendo do seu sistema operacional.

MySQL Workbench
MySQL Workbench

A ferramenta é muito boa e completa. Possui as opções de abrir conexão, editar dados, editar scripts SQL, gerenciar conexões, novo modelo de dados, modelo de dados a partir da base (engenharia reversa), modelo de dados de um script SQL, criação de instâncias de servidor, importação/exportação de base, gerenciamento de segurança e gerenciamento de instâncias.

Eu já possuo um servidor de MySQL instalado, pra quem não possui eu sugiro instalá-lo a partir do site ou com seu gerenciador de pacotes favorito. Para administrar o server de MySQL, vamos criar uma nova instância, para isso selecione a opção New Server Instance da aba Home.

Create New Server Instance Profile
Create New Server Instance Profile

Você pode escolher administrar um server local ou remoto. Para suporte a server remoto é necessário ter instalado um daemon de ssh. No nosso exemplo vamos prosseguir com a instalação local clicando em Next.

Create New Server Instance Profile 2
Create New Server Instance Profile 2

Informe os dados de conexão e a senha e clique em Next. Se tudo estiver correto, você obterá a seguinte mensagem: Database connection tested successfully. Clique em Next. Na próxima tela, selecione o sistema operacional e a forma como foi feita a instalação do MySQL e clique em Next. A próxima mensagem será: Testing host machine settings is done. Clique em Next, Next e Finish. Dê dois cliques na instância criada abaixo de Server Administration e você obterá a seguinte janela:

Server Status
Server Status

Nessa tela você tem um gerenciamento completo do MySQL, desde parar/iniciar o servidor, acesso gráfico à todas as configurações, administração de contas do usuário e privilégios, monitoramento e gerenciamento de conexões, visualização e edição de variáveis de status e sistema, importação e exportação da base, arquivos de log, além do monitoramento gráfico do servidor.

Voltando à janela Home, temos uma conexão criada abaixo de SQL Development. Ao dar dois cliques, irá abrir um editor de SQL completo, com opção de criação e edição de tabelas de modo gráfico.

Para criar um novo modelo EER, basta selecionar File, New Model (ou pressionar Ctrl+N) e selecionar Add Diagram. Aí é só brincar com a ferramenta.

EER Diagram
EER Diagram

Existe ainda as opções de sincronismo com a base atual, engenharia reversa de uma base ou script existente, exportação de scripts das tabelas, entre muitos outros recursos.

Sobre: Thiago Galbiatti Vespa

Thiago Galbiatti Vespa é mestre em Ciências da Computação e Matemática Computacional pela USP e bacharel em Ciências da Computação pela UNESP. Coordenador de projetos do JavaNoroeste, membro do JCP (Java Community Process), consultor Oracle, arquiteto de software de empresas de médio e grande porte, palestrante de vários eventos e colaborador de projetos open source. Possui as certificações: Oracle Certified Master, Java EE 5 Enterprise Architect – Step 1, 2 and 3; Oracle WebCenter Portal 11g Certified Implementation Specialist; Oracle Service Oriented Architecture Infrastructure Implementation Certified Expert; Oracle Certified Professional, Java EE 5 Web Services Developer; Oracle Certified Expert, NetBeans Integrated Development Environment 6.1 Programmer; Oracle Certified Professional, Java Programmer; Oracle Certified Associate, Java SE 5/SE 6