Passos iniciais em Java para Blu-ray

Criar uma aplicação para Blu-ray Java (BD-J) é uma tarefa simples, basta implementar uma interface javax.tv.xlet.Xlet que esta presente na API Java TV que faz parte da especificação do BD-Java

O ciclo de vida dos BD-J Xlets é semelhante à qualquer aplicação embarcada. Após a chamada do construtor, o Xlet entra no estado de carregado. O método initXlet() é chamado, e o Xlet passa para estado pausado até o momento que o método startXlet() seja chamado.

Para testes da aplicação é necessário um player que suporte a execução de arquivos de blu-ray. Pode-se ser utilizado um desses players: Corel com o WinDVD, CyberLink com PowerDVD e ArcSoft com o ToTalMedia Theatre.

No desenvolvimento você pode utilizar o Netbeans com o plugin de mobile instalado ou Java Platform Micro Edition Software Development Kit 3.0 (recomendado) que pode ser encontrado em: http://java.sun.com/javame/downloads/sdk30.jsp

Após instalado o JMESDK 3.0 é necessário configurar o player do BD-Java. Basta ir em Tools, Options, Miscellaneous e acessar a aba BD-J que é onde você irá configurar o caminho do player instalado.

Para criar um novo projeto você deve selecionar File, New Project, CDC Application, dar um nome pro projeto, selecionar Next, e em Java Platform, selecionar Stubs for BD-J Platform, Finish.

Pronto! Agora é só brincar com a API do Havi para criar a parte gráfica. Você também pode utilizar as classes do Personal Basis Profile do CDC e do Globally Executable MHP. No próximo post irei abordar a exibição de imagens e componentes gráficos.

Até a próxima.

Agradecimentos ao Carlos Fernando Gonçalves (http://twitter.com/mercuriocfg) JUG Leader do Java Noroeste (http://javanoroeste.com.br) pelo levantamento das informações dos players de Blu-ray. Posts do Carlos Fernando Gonçalves.

Esse post também se encontra em: http://blog.globalcode.com.br/2010/07/passos-iniciais-em-java-para-blu-ray.html

Sobre: Thiago Galbiatti Vespa

Thiago Galbiatti Vespa é mestre em Ciências da Computação e Matemática Computacional pela USP e bacharel em Ciências da Computação pela UNESP. Coordenador de projetos do JavaNoroeste, membro do JCP (Java Community Process), consultor Oracle, arquiteto de software de empresas de médio e grande porte, palestrante de vários eventos e colaborador de projetos open source. Possui as certificações: Oracle Certified Master, Java EE 5 Enterprise Architect – Step 1, 2 and 3; Oracle WebCenter Portal 11g Certified Implementation Specialist; Oracle Service Oriented Architecture Infrastructure Implementation Certified Expert; Oracle Certified Professional, Java EE 5 Web Services Developer; Oracle Certified Expert, NetBeans Integrated Development Environment 6.1 Programmer; Oracle Certified Professional, Java Programmer; Oracle Certified Associate, Java SE 5/SE 6