Gerenciando o servidor com Server MBean e JMX

O JMX é uma tecnologia que permite o gerenciamento de recursos como aplicações, dispositivos, serviços, etc. A maioria dos servidores de aplicações utiliza essa tecnologia que já vem por padrão no J2SE 5 e 6. O único problema é que é complicado realizar as operações. O primeiro passo é realizar um conexão com o servidor que possui os MBeans, criar uma interface, carregar um proxy e executar métodos por essa interface. O procedimento passo a passo, é descrito aqui ou nesse tutorial.

Resolvi encapsular o lógica de execução em uma classe, mas queria evitar de ter que implementar uma interface para cada MBean a ser utilizado. E esse pensamento resultou na seguinte classe:

Sobre: Thiago Galbiatti Vespa

Thiago Galbiatti Vespa é mestre em Ciências da Computação e Matemática Computacional pela USP e bacharel em Ciências da Computação pela UNESP. Coordenador de projetos do JavaNoroeste, membro do JCP (Java Community Process), consultor Oracle, arquiteto de software de empresas de médio e grande porte, palestrante de vários eventos e colaborador de projetos open source. Possui as certificações: Oracle Certified Master, Java EE 5 Enterprise Architect – Step 1, 2 and 3; Oracle WebCenter Portal 11g Certified Implementation Specialist; Oracle Service Oriented Architecture Infrastructure Implementation Certified Expert; Oracle Certified Professional, Java EE 5 Web Services Developer; Oracle Certified Expert, NetBeans Integrated Development Environment 6.1 Programmer; Oracle Certified Professional, Java Programmer; Oracle Certified Associate, Java SE 5/SE 6