Review do Receptor de TV Digital VT7200D

Pra demonstrar aplicativos rodando na TV Digital no Java One resolvi comprar um receptor de desenvolvedor. O aparelho possui a implementação Ginga completa da TQTVD. Roda aplicativos NCL/Lua e Java, além de possuir o StickerCenter, que é um market para aplicativos de TV Digital. Você pode ter mais informações nesse link: http://www.stickercenter.com.br. Ainda não tive tempo de testar o envio de aplicativos para o StickerCenter. Em breve, posto o resultado.

VT7200D para Desenvolvedor
VT7200D para Desenvolvedor

Realizei a compra pela loja virtual da Visiontec, consegui desconto de R$ 300,00 por me cadastrar no https://www.astrodevnet.com.br. Realizei o pedido no dia 29/11/2011 utilizando E-Sedex, no dia 30/11/2011 foi postado em Jacareí/SP e no dia 01/12/2011 recebi corretamente a encomenda. O aparelho funciona :D, mas infelizmente não vem nenhum manual para o desenvolvedor. Na verdade ele é o VT7200E (inclusive vem escrito nele), mas vem com o software para desenvolvedor.

Outro ponto negativo é a impossibilidade de carregar stickers que não sejam desenvolvidos por você. Isso significa que você não pode utilizar o StickerShop como um usuário normal. Creio que essa restrição seja devido à segurança das aplicações.

Para configurar a rede com IP fixo tive alguns problemas. O valor do IP tem que ser completados com zeros à esquerda. Por exemplo, se você quiser inserir o IP: 192.168.1.1, você tem que digitar: 192.168.001.001. O problema pode ser visto nesse vídeo:

Ao tentar digitar 192.168.1.105 ele fala que os dados são inválidos e preenche como 192.168.1.10005 e continua com os dados inválidos.

Outro problema que tive foi ao acessar o StickerCenter. Se o aparelho estivesse conectado na internet, recebia a seguinte mensagem: Operação não permitida para esse servidor.

Operação Não Permitida
Operação Não Permitida

Sem conexão com a internet a conta é criada, mas para acessar o StickerShop ele solicita novamente à conexão e o erro muda para: "Sua conta não pode ser criada, pois seu conversor não está registrado para acessar esse servidor".

Conta Criada
Conta Criada
Sem Registro
Sem Registro

Entrei em contato com o suporte técnico da Visiontec e fui informado que o suporte do software é de responsabilidade da TQTVD (TOTVS). O complicado é que no site do StickerCenter não tem telefone, nem no da TOTVS e nem no da TQTVD. Procurei suporte via e-mail, Twitter, lista telefônica, fórum do AstroDevNet, sinal de fumaça :D, achei os desenvolvedores da solução no Twitter, corri atrás dos contatos que tinha com a TOTVS. Depois de 3 dias, vieram duas soluções, uma parte da Visiontec e outra por parte da TOTVS. A Visiontec viu que havia um bug na geração de um novo MAC do aparelho e me passou alguns procedimentos para a atualização e a TOTVS liberou o MAC na rede deles.

Apesar de não ter um contato fácil com a TOTVS, o pessoal foi muito bacana em explicar o que ocorreu e ajudar na correção do problema. O aparelho rodou tranquilamente as aplicações que funcionaram no emulador. Resumindo temos o seguinte:

Pontos positivos: Vem com HDMI e RCA (inclusive vem com os cabos), por isso dá pra conectar em TV de alta definição e de tubo também. Tem implementação completa do Ginga (isso pra mim é o principal). Possui o StickerCenter. Possui entrada USB pra upload de programas, exibição de fotos e integração WiFi e 3G.

Pontos negativos: Suporte do StickerCenter somente via e-mail. StickerShop sem possibilidade de baixar Stickers de terceiros. Falta de WiFi embutido (necessário comprar à parte). Lentidão para carregar as aplicações. Falta de manual para o desenvolvedor. Necessidade de sinal digital para rodar as aplicações.

Como tem a implementação completa do Ginga, pra mim já é de bom tamanho para testar as aplicações. Em um próximo post explico como rodar as aplicações nele. Tem alguns truques, mas não é nada de outro mundo.

Sobre: Thiago Galbiatti Vespa

Thiago Galbiatti Vespa é mestre em Ciências da Computação e Matemática Computacional pela USP e bacharel em Ciências da Computação pela UNESP. Coordenador de projetos do JavaNoroeste, membro do JCP (Java Community Process), consultor Oracle, arquiteto de software de empresas de médio e grande porte, palestrante de vários eventos e colaborador de projetos open source. Possui as certificações: Oracle Certified Master, Java EE 5 Enterprise Architect – Step 1, 2 and 3; Oracle WebCenter Portal 11g Certified Implementation Specialist; Oracle Service Oriented Architecture Infrastructure Implementation Certified Expert; Oracle Certified Professional, Java EE 5 Web Services Developer; Oracle Certified Expert, NetBeans Integrated Development Environment 6.1 Programmer; Oracle Certified Professional, Java Programmer; Oracle Certified Associate, Java SE 5/SE 6