MOTODEV Studio - Android

Para desenvolver para o novo Motorola XOOM ou para dispositivos da Motorola que utilizem Android 1.1, Android 1.5, Android 1.6, Android 2.0, Android 2.0.1, Android 2.1, Android 2.2, Android 2.3 ou Android 3.0, a Motorola oferece um conjunto de plugins para o Eclipse, chamado MOTODEV Studio.

Para a instalação do aplicativo é necessário fazer um cadastro no site da Motorola: http://developer.motorola.com/membership/join/.

Faça a instalação do Eclipse e do Android SDK conforme descrito em: Ambiente de desenvolvimento Android. Abra o Eclipse, Help, Install New Software, Add. Informe a URL do MOTODEV Studio em location: https://studio-android.motodevupdate.com/android/2.2 e clique OK.

Add Repository
Add Repository

Selecione MOTODEV Studio for Android e informe o usuário e senha cadastrados no site da Motorola. Clique em Next e Next novamente na próxima tela. Concorde com os termos e clique em Finish. Caso dê algum warning de segurança, clique em OK para prosseguir. Aguarde a instalação e clique em Restart Now. Uma mensagem de reset de senha poderá aparecer, clique em Não para não criar uma nova senha. Se você tiver a mensagem que um AVD válido não foi detectado, clique em Yes para criar um, caso contrário, acesse MOTODEV, New Android Virtual Device. Informe um Nome e clique em Next. Informe o dispositivo que deseja utilizar como emulador, se ele vai ter cartão SD, entre outros e clique em Next.

 

New Android Virtual Device
New Android Virtual Device

Nessa próxima tela, você pode configurar algumas informações avançadas. No meu caso, só estou setando a resolução para 160 dpi que é a do Motorola Xoom (desenvolvimento alvo para a plataforma que estou querendo). Clique em Finish. Você pode também alterar essas configurações em Window, Android SDK e AVD Manager.

Existem alguns Add-ons da Motorola que auxiliam o desenvolvimento e teste. Para instalar acesse MOTODEV, Download components... Selecione Motorla Add-ons e escolha os add-ons disponíveis. Pressione OK. Nessa mesma seção, você pode configurar a seleção de idiomas do dispositivo na seção Language Packs. Para quem for desenvolver para o mercado brasileiro, é interessante instalar o idioma Português do Brasil.

 

Download components
Download components

Aceite os termos e aguarde a instalação. Reinicie se for solicitado. Agora você pode criar utilizando o emulador correto. Clique em MOTODEV, new Android Virtual Device, e siga os mesmo procedimentos realizados anteriormente, mas escolha como AVD Target e AVD Skin os novos instalados.

Se você quiser executar o emulador para verificar se deu tudo certo é só digitar no console: emulator -avd XoomAVD onde XoomAVD é o nome do AVD que você criou. Ou acesse Window, Android SDK and AVD Manager, selecione e clique em Start...

Sobre: Thiago Galbiatti Vespa

Thiago Galbiatti Vespa é mestre em Ciências da Computação e Matemática Computacional pela USP e bacharel em Ciências da Computação pela UNESP. Coordenador de projetos do JavaNoroeste, membro do JCP (Java Community Process), consultor Oracle, arquiteto de software de empresas de médio e grande porte, palestrante de vários eventos e colaborador de projetos open source. Possui as certificações: Oracle Certified Master, Java EE 5 Enterprise Architect – Step 1, 2 and 3; Oracle WebCenter Portal 11g Certified Implementation Specialist; Oracle Service Oriented Architecture Infrastructure Implementation Certified Expert; Oracle Certified Professional, Java EE 5 Web Services Developer; Oracle Certified Expert, NetBeans Integrated Development Environment 6.1 Programmer; Oracle Certified Professional, Java Programmer; Oracle Certified Associate, Java SE 5/SE 6