WebCenter

O Oracle WebCenter é uma plataforma para portais com aplicações compostas e mash-ups de portlets utilizando serviços sociais e colaborativos.

O WebCenter tem como pré-requisito o RCU e o WLS. A instalação desses dois componentes você pode encontrar no seguinte endereço: http://www.thiagovespa.com.br/blog/2011/01/27/oracle-service-bus/. Você também pode instalar o Oracle Universal Content Management para gerenciamento de conteúdo (fortmente recomendado, mas não será utilizado nesse artigo) e o Oracle Fusion Middleware Web Tier Utilities para frontend do WLS.

Para instalar o WebCenter é necessário os seguintes esquemas do RCU:

  • WebCenter Spaces
  • Portlet Producers
  • Discussions
  • Activity Graph and Analytics

Faça o download do WebCenter e descompacte. Execute o instalador:

./Disk1/runInstaller

Informe o JDK, espere a execução, clique em Next. Informe seu usuário e senha ou clique em Skip Software Updates. Clique em Continue se o se S.O. não é suportado ou Next caso ele passe nos testes. Informe o Middleware que foi instalado o WLS, clique em Next. Verifique se ele encontrou o Weblogic, nessa versão há também suporte para o Websphere, clique em Next. Clique em Install, aguarde a instalação e clique em Next e Finish para terminar.

Para desenvolver com o WebCenter é interessante utilizar o JDeveloper com o plugin do WebCenter. Faça o Download do JDeveloper e execute-o:

java -jar jdevstudio11114install.jar

Aguarde o carregamento e clique em Next. Utilize um Middleware Home existente ou crie um novo.

Oracle Installer - Oracle JDeveloper 11g (11.1.1.4.0)
Oracle Installer - Oracle JDeveloper 11g (11.1.1.4.0)

Clique em Next. Escolha uma JDK e clique em Next. Verifique os diretórios de instalação dos produtos e clique em Next, Next e aguarde a instalação. Clique em Done para finalizar.

Abra o JDeveloper, vá em Help, Check for Updates. Clique em Next, selecione os Update Centers, clique em Next. Procure por WebCenter, selecione os updates e clique em Next.

Check for Updates - Step 3 of 5
Check for Updates - Step 3 of 5

Clique em Next e aguarde a instalação dos updates. Clique em Finish e clique em Yes para reiniciar o JDeveloper. Agora você já pode criar um projeto baseado em WebCenter. Vá em File, New, General, Applications, WebCenter Portal Application e pressione OK.

New Gallery
New Gallery

Aí é só seguir o passo a passo de criação de aplicações e projetos com o JDeveloper e o deploy é o mesmo procedimento de uma aplicação Web normal.

Para criar um domínio do WebCenter, execute o utilitário de criação do domínio disponível a partir do Middleware Home:

./Middleware/wlserver_10.3/common/bin/config.sh

Selecione Create a new Weblogic domain, clique em Next. Selecione os seguintes produtos do Middleware do WebCenter:

  • Oracle WebCenter Spaces - Spaces para usuários do WebCenter
  • Oracle Enterprise Manager
  • Oracle WSM Policy Manager
  • Oracle JRF
  • Oracle WebCenter Discussion Server - Fóruns
  • Oracle WebCenter ActivityGraph Engines - Estatísticas do WebCenter
  • WebCenter Analytics Collector - Relatórios de uso
  • Oracle WebCenter Personalization - Exibição de conteúdo personalizado
  • Oracle WebCenter Pagelet Producer - Utilização de várias tecnologias para exibição de pagelets.

Há também a possibilidade de colocar o Oracle Portlet Producers, para suporte a WSRP, Web Clipping, OmniPortlet, entre outros, mas é recomendado (alguns desses também são) que essa configuração seja feita em outro managed domain. Clique em Next.

Fusion Middleware Configuration Wizard
Fusion Middleware Configuration Wizard

Insira o nome do domain, a localização e o local das aplicações. Clique em next. Informe o usuário administrador e a sua senha e clique em Next. Selecione o modo de startup (Development no nosso caso ), o JDK e clique em Next. Configure a conexão com as bases criadas no RCU e clique em Next. Aguarde o teste ser bem sucedido e clique em Next.

Fusion Middleware Configuration Wizard-2
Fusion Middleware Configuration Wizard-2

Clique em Next (se quiser você pode alterar alguma configuração específica) e clique em Create. Aguarde a criação do domain e clique em Done. Execute o startWeblogic.sh dentro do diretório do domínio criado.

./startWebLogic.sh

Acesse o Console do Weblogic: http://localhost:7001/console/ e informe o usuário e senha. Selecione a opção <domínio>/Environment/Machines clique em New. Informe um nome, clique em Next em Listen Address coloque o ip da máquina e clique em Finish. Selecione a máquina criada, clique em Servers e clique em Add, para adicionar cada server nessa máquina.

Settings for Machine-Portal - portal_domain - WLS Console
Settings for Machine-Portal - portal_domain - WLS Console

Habilite o node manager:

./Middleware/oracle_common/common/bin/setNMProps.sh

Crie um script de inicialização semelhante ao disponível em: http://www.thiagovespa.com.br/blog/2010/12/23/oracle-soa-e-bpm-suite/ ou inicalize o node manager toda vez antes de iniciar o domain:

./Middleware/wlserver_10.3/server/bin/startNodeManager.sh &amp;amp;amp;

Reinicie o domínio e acesse o Enterprise Manager pelo endereço: http://localhost:7001/em e informe o usuário e senha. Selecione o domain: WC_Spaces, clique em WebLogic Server, Control, Start Up. Faça o mesmo para cada domínio que deseja habilitar.

Farm_portal_domain-portal_domain-WC_Spaces (Oracle WebLogic Server) - Oracle Enterprise Manager (weblogic)
Farm_portal_domain-portal_domain-WC_Spaces (Oracle WebLogic Server) - Oracle Enterprise Manager (weblogic)

Após isso é só acessar o WebCenter Spaces: http://localhost:8888/webcenter/spaces para verificar se o domínio subiu corretamente.

WebCenter Welcome Page
WebCenter Welcome Page

Sobre: Thiago Galbiatti Vespa

Thiago Galbiatti Vespa é mestre em Ciências da Computação e Matemática Computacional pela USP e bacharel em Ciências da Computação pela UNESP. Coordenador de projetos do JavaNoroeste, membro do JCP (Java Community Process), consultor Oracle, arquiteto de software de empresas de médio e grande porte, palestrante de vários eventos e colaborador de projetos open source. Possui as certificações: Oracle Certified Master, Java EE 5 Enterprise Architect – Step 1, 2 and 3; Oracle WebCenter Portal 11g Certified Implementation Specialist; Oracle Service Oriented Architecture Infrastructure Implementation Certified Expert; Oracle Certified Professional, Java EE 5 Web Services Developer; Oracle Certified Expert, NetBeans Integrated Development Environment 6.1 Programmer; Oracle Certified Professional, Java Programmer; Oracle Certified Associate, Java SE 5/SE 6