No ritmo do Oracle Open World, Java One e Oracle Develop, e em dois projetos que estou fazendo parte e utilizam Oracle BPM, e Oracle SOA Suite vou falar um pouco sobre BPM. Um dos focos do BPM é disponibilizar uma maneira estruturada da visão de processos para que “pessoas de negócio” possam administrar e melhorar o desempenho dos processos de negócio, otimizando-os. O Oracle BPM Studio é um componente da Oracle BPM Suite que permite a criação de aplicações baseadas em processo, ele faz parte da primeira parte do ciclo de vida do gerenciamento de processos e permite também que analistas de processos modelem processos de negócio. Ele é parte da IDE Oracle JDeveloper e trabalha em conjunto com Oracle SOA Suite. Esses produtos fazem parte do Oracle Fusion Middleware.
Para instalar o Oracle BPM Studio é necessário baixar o JDeveloper do site: http://www.oracle.com/technetwork/developer-tools/jdev/downloads/index.html. Selecione A última versão do JDeveloper e na próxima tela escolha *.exe se o seu sistema operacionar for Windows, *.bin se for Linux e *.jar para qualquer outro sistema operacional (funciona em Mac também e qualquer sistema que tenha um JDK 6 instalado). Após o download execute a instalação e clique em Next.
Especifique o local de instalação e clique em Next. Escolha a opção Complete caso deseja desenvolver também e a versão Custom para deselecionar o Weblogic Server que não será utilizado caso você seja somente um Analista de Processos ou deseje somente modelar e simular processos. Clique em Next até chegar na etapa final e abra o JDeveloper.
Caso apareça a tela de seleção de Role, selecione a Default Role e pressione OK. A instalação é simples. Vá em Help, Check for Updates, clique em Next. Verifique se está marcado a opção Oracle Fusion Middleware Products e clique em Next.
Se você não conseguir fazer a atualização pelo Update Center ou queira fazer a instalação off-line há a possibilidade de você baixar as extensões e escolher a opção Install From Local File. Para baixar as extensões acesse: http://www.oracle.com/ocom/groups/public/@otn/documents/webcontent/156082.xml e baixe as extensões Oracle BPM Studio 11g e Oracle SOA Composite Editor.
Caso você opte por fazer pelo Update Center, marque Oracle BPM Studio 11g e Oracle SOA Composite Editor, utilize o campo de busca para facilitar e clique em Next.
Nos dois casos ele pode pedir seu usuário e senha na Oracle. Informe e pressione OK. Clique em Finish e reinicie o JDeveloper. Ao acessar o JDeveloper você terá a opção de iniciar como analista BPM também. Escolha essa opção se você somente quer modelar e simular processos. Essa opção exibe menos warnings e mensagens de erro, pois não te obriga a especificar códigos, transformações entre outros. Se você está começando com BPM ou é analista de processos, essa é a melhor opção, caso contrário selecione Default Role.
Para criar um projeto BPM é só ir em File, New, General, Applications, BPM Application, clique em OK. Dê um nome para a aplicação, clique em Next. Dẽ um nome pro Projeto, clique em Next e Finish. Ele irá abrir uma tela para você criar um processo. Caso não abra, vá em View, BPM Project Navigator, expanda seu projeto, clique com o botão direito em Process, New, Process. Escolha um pattern ou utilize como processo padrão e clique em Next.
Informe o nome, descrição e autor e clique em Finish.
Aí é só criar o processo. Em breve coloco quais são os componentes de fluxo do BPM e como trabalhar com Organization, Activity Guide, Transformations e afins. Aqui está o meu processo "should-be" para postagem no blog :).
[...] do Oracle BPM Studio (link), em português, mostra como instalar o BPM Suite 11g no Oracle JDeveloper [...]
[...] Siga as instruções descritas no post: http://www.thiagovespa.com.br/blog/2010/09/21/instalacao-do-oracle-bpm-studio/ [...]
Bom Dia Thiago, Sou analista de processos Jr. Na Unimed Nova Friburgo, tenho uma pergunta sobre o BPM suite da Oracle, é possível além do desenho de um processo fazer uma métrica com relatórios sendo nosso banco em Oracle? Sem mais agradeço.
É possível sim. Uma boa ferramenta para isso é o Oracle BAM que gera relatórios e gráficos em tempo real com as métricas definidas no processo.
Ola Thiago, onde eu me especializo em oracle BPM.
grato
Você pode procurar no material da Oracle, em parceiros ou com algum conhecido 🙂
Bom dia Thiago,
Estou precisando de um auxilio para modelar no oracle não estou conseguindo criar raias (lanes) separadas e nem cabeçalho... pode me ajudar?
Abços
Posso sim.. como você está fazendo?
Olá Thiago,
Sou iniciante em simulação de processos e fiquei muito empolgado em aprender a simular no Oracle.
Gostaria de saber de você - experiente na área - se eu fico com ProModel ou Arena, ou se realmente parto para o Oracle BPM 11g. Qual sua opinião sobre o assunto?
Se eu partir para o Oracle, quais são os .exe que eu preciso para usar corretamente na minha máquina.
Grande abraço,
Marcelo
Marcelo,
se permite... apesar de não conhecer o ProModel ou Arena, digo a voce com segurança que a Oracle absorveu a melhor ferramenta de BPM do mercado, antigo Fuego, porteriormente AqualogicBPM e agora Oracle BPM.
SE você procura algo apenas para MAPEAR e MODELAR processos, utilize as ferramentas certas para isto.
Oracle BPM é para automação de processos e se a sua visão é de um Analista de Processos utilize o Oracle BPA.
Após a MODELAGEM do processo e a sua automação, aí sim vc poderá fazer simulações no Oracle BPM.
Apenas destacando que há diferença entre MAPEAR e MODELAR.
para estes, utilize Oracle BPA e não Oracle BPM.
Espero que ter esclarecido possíveis confusões.
Abraços!!
Olá, depois de desenvolver uma aplicação, quais são os custos pra que essa seja instalada no cliente? Aguardo.
Você precisa levantar os custos de licença. Que deve ser negociado com a Oracle e mais os custos de hardware.
Olá Thiago. É possível utilizar o módulo de simulação a partir desta instalação? Obrigada.
Sim.. é claro!