Instalação do Oracle BPM Studio

No ritmo do Oracle Open World, Java One e Oracle Develop, e em dois projetos que estou fazendo parte e utilizam Oracle BPM, e Oracle SOA Suite vou falar um pouco sobre BPM. Um dos focos do BPM é disponibilizar uma maneira estruturada da visão de processos para que “pessoas de negócio” possam administrar e melhorar o desempenho dos processos de negócio, otimizando-os. O Oracle BPM Studio é um componente da Oracle BPM Suite que permite a criação de aplicações baseadas em processo, ele faz parte da primeira parte do ciclo de vida do gerenciamento de processos e permite também que analistas de processos modelem processos de negócio. Ele é parte da IDE Oracle JDeveloper e trabalha em conjunto com Oracle SOA Suite. Esses produtos fazem parte do Oracle Fusion Middleware.

Para instalar o Oracle BPM Studio é necessário baixar o JDeveloper do site: http://www.oracle.com/technetwork/developer-tools/jdev/downloads/index.html. Selecione A última versão do JDeveloper e na próxima tela escolha *.exe se o seu sistema operacionar for Windows, *.bin se for Linux e *.jar para qualquer outro sistema operacional (funciona em Mac também e qualquer sistema que tenha um JDK 6 instalado). Após o download execute a instalação e clique em Next.

Oracle Installer - Oracle JDeveloper11g (11.1.1.3.0)
Oracle Installer - Oracle JDeveloper11g (11.1.1.3.0)

Especifique o local de instalação e clique em Next. Escolha a opção Complete caso deseja desenvolver também e a versão Custom para deselecionar o Weblogic Server que não será utilizado caso você seja somente um Analista de Processos ou deseje somente modelar e simular processos. Clique em Next até chegar na etapa final e abra o JDeveloper.

Caso apareça a tela de seleção de Role, selecione a Default Role e pressione OK. A instalação é simples. Vá em Help, Check for Updates, clique em Next. Verifique se está marcado a opção Oracle Fusion Middleware Products e clique em Next.

Check for Updates - Step 2 of 5
Check for Updates - Step 2 of 5

Se você não conseguir fazer a atualização pelo Update Center ou queira fazer a instalação off-line há a possibilidade de você baixar as extensões e escolher a opção Install From Local File. Para baixar as extensões acesse: http://www.oracle.com/ocom/groups/public/@otn/documents/webcontent/156082.xml e baixe as extensões Oracle BPM Studio 11g e Oracle SOA Composite Editor.

Caso você opte por fazer pelo Update Center, marque Oracle BPM Studio 11g e Oracle SOA Composite Editor, utilize o campo de busca para facilitar e clique em Next.

Check for Updates - Step 3 of 5
Check for Updates - Step 3 of 5

Nos dois casos ele pode pedir seu usuário e senha na Oracle. Informe e pressione OK. Clique em Finish e reinicie o JDeveloper. Ao acessar o JDeveloper você terá a opção de iniciar como analista BPM também. Escolha essa opção se você somente quer modelar e simular processos. Essa opção exibe menos warnings e mensagens de erro, pois não te obriga a especificar códigos, transformações entre outros. Se você está começando com BPM ou é analista de processos, essa é a melhor opção, caso contrário selecione Default Role.

Select Role
Select Role

Para criar um projeto BPM é só ir em File, New, General, Applications, BPM Application, clique em OK. Dê um nome para a aplicação, clique em Next. Dẽ um nome pro Projeto, clique em Next e Finish. Ele irá abrir uma tela para você criar um processo. Caso não abra, vá em View, BPM Project Navigator, expanda seu projeto, clique com o botão direito em Process, New, Process. Escolha um pattern ou utilize como processo padrão e clique em Next.

Create BPMN Process
Create BPMN Process

Informe o nome, descrição e autor e clique em Finish.

Create BPMN Process 2
Create BPMN Process 2

Aí é só criar o processo. Em breve coloco quais são os componentes de fluxo do BPM e como trabalhar com Organization, Activity Guide, Transformations e afins. Aqui está o meu processo "should-be" para postagem no blog :).

Should Be
Should Be

Sobre: Thiago Galbiatti Vespa

Thiago Galbiatti Vespa é mestre em Ciências da Computação e Matemática Computacional pela USP e bacharel em Ciências da Computação pela UNESP. Coordenador de projetos do JavaNoroeste, membro do JCP (Java Community Process), consultor Oracle, arquiteto de software de empresas de médio e grande porte, palestrante de vários eventos e colaborador de projetos open source. Possui as certificações: Oracle Certified Master, Java EE 5 Enterprise Architect – Step 1, 2 and 3; Oracle WebCenter Portal 11g Certified Implementation Specialist; Oracle Service Oriented Architecture Infrastructure Implementation Certified Expert; Oracle Certified Professional, Java EE 5 Web Services Developer; Oracle Certified Expert, NetBeans Integrated Development Environment 6.1 Programmer; Oracle Certified Professional, Java Programmer; Oracle Certified Associate, Java SE 5/SE 6