Em aplicações de grande porte, como servidores JEE, o número de arquivos e processos abertos pode ser relativamente grande. Isso ocasiona um problema em alguns sistemas Linux, pois o número de arquivos e processos abertos por usuário é limitado e uma das mensagens de erro que você poderá encontrar será: "Too many open files".
Isso ocorre ao utilizar o Oracle SOA Suite no Ubuntu, portanto é uma boa prática realizar esses procedimentos antes da instalação.
O primeiro passo é criar um novo arquivo na pasta /etc/sysctl.d ou adicionar a seguinte linha no arquivo /etc/sysctl.conf:
fs.file-max = 100000
Onde 100000 é o número máximo de arquivos que o kernel do linux pode manipular. Após feito isso, edite o arquivo /etc/security/limits.conf e adicione as seguintes linhas:
thiago soft nproc 2047 thiago hard nproc 16384 thiago soft nofile 1024 thiago hard nofile 65536
Substitua thiago pelo usuário que você está executando os processos. Na terceira coluna, nproc é o número máximo de processos abertos para o usuário e nofile é o número máximo de arquivos abertos para o usuário. Dẽ uma lida no início do arquivo que há explicações sobre cada parâmetro.
Reinicie o computador ou recarregue as alterações com o comando:
sysctl -p
Caso o erro persista, altere os valores de número de processos e número de arquivos abertos.
[...] dia 19/01/2011: Execute os procedimentos descritos aqui, antes de prosseguir com a instalação. Verifique também se seu arquivo /etc/hosts está com o [...]
[...] This post was mentioned on Twitter by Bruno Gualda. Bruno Gualda said: RT @thiagovespa: Novo post: Muitos arquivos abertos? http://j.mp/dFSu3h [...]